segunda-feira, 13 de Abril de 2009

RESPEITO NA ESCOLA

Sempre que muita gente convive num mesmo lugar, é preciso criar regras. Estas servem para que todas as pessoas tenham os mesmos direitos e as mesmas obrigações. Do contrário, tudo pode virar uma grande confusão.
Na escola, comportar bem é importante para que todos consigam estudar em paz. Vê algumas dicas que podem facilitar a vida em grupo com as outras pessoas da escola:

Com os professores
Tenta-te colocar no lugar do professor. Assim como tu mereces ser respeitado, o professor também.
Se te sentes contrariado pelo professor, primeiro lembra-te que nem tudo pode ser permitido na sala de aula. Depois, tenta conversar com ele dizendo como te sentes.
Se achares que está a embirrar contigo, não reajas de maneira agressiva, gozando ou agredindo o professor. Tenta conversar com ele mais tarde, com calma. Se não der certo, procura conversar sobre o assunto em casa ou com a direcção da tua escola.
Alguns alunos pensam que são queridos pelos colegas quando desrespeitam o professor. Na verdade, acabam afastando os bons colegas.

Com os colegas
Antes de ofender ou bater num aluno menor ou mais fraco, tenta-te colocar no lugar dele. Como te sentirias se alguém mais forte te quisesse agredir?
Chamar nomes, como chamar uma menina de “gorda” ou um menino de “quatro-olhos”, pode magoar mais do que pensas, e ainda dar início a uma briga.
Colocar apelidos nos outros, mesmo que possa parecer engraçado, também deixa os teus colegas tristes ou irritados. Gostarias de ser conhecido por um apelido ridículo?

Com os pais
A família deve saber tudo o que acontece na escola. Por isso, sê sincero e nunca mintas sobre as notas dos testes, brigas ou desentendimentos.
Se estiveres a sentir-te nervoso na escola, conversa sobre isso com a tua família. Tentem descobrir juntos o motivo de te estares a sentir assim.
Insiste para que os teus pais participem das actividades familiares da escola. A escola fica muito mais divertida dessa maneira. Conta com o auxílio da tua família para estudar.

Cuidados com a escola
Quando estragas alguma coisa no lugar onde estudas, prejudicas-te a ti mesmo e a todos os teus colegas. É o próprio estudante quem mais usa a escola.
Já pensaste se alguém entrasse no teu quarto e quebrasse as tuas coisas? Cuida do que é usado por todos.

6 comentários:

Bruno-ciro disse...

ADOREI TODO O QUE LI OBRIGADOO!!!

Anónimo disse...

ADOReI O QUE LI AGORA POSSO FAZER MINHA ATIVIDADE CORRETA.OBRIGADOOOO!!!

Mayara Noemi disse...

Muiiito Bom, realmente devemos parar e analisar...

Anónimo disse...

Muito bom o conteúdo e consegui fazer o meu trabalho só por esse site!!! Parabéns... Parabéns continuem assim.

joana disse...

adoro agredeco muito se nao fosse este saite nunca mais teria feito o meu trabalho obrigada:)

JOANA disse...

adorei se nao fosser este saite nunca mais teria feito o meu trabalho obrigada continuem assim:)